Resumo: kuré 'porco doméstico'

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Tue Aug 26 01:28:13 UTC 2008

Prezados,

Gostaria de agradecer a todos os que se dispuseram a fornecer informações em
resposta a minha mensagem sobre a distribuição da palavra kuré 'porco' e a
participar da interessante discussão na lista: Wolf Dietrich, Mariana
Garcia, Angel Corbera, Victor Petrucci, Willem Adelaar, Ilda de Souza e
Pedro Viegas.

Como a mensagem de Wolf Dietrich e as evidências adicionais dos empréstimos
em Terena e Kinikinawa deixam claro, kuré ocorre predominantemente nas
línguas Guaraní. A explicação semântica sugerida por Wolf ('restolho de
milho' > 'o que come restolho de milho') me parece bastante plausível. [A
propósito, no meu dialeto do português (o chamado 'português caipira'),
temos a palavra quirera, exatamente com o mesmo sentido dado por Wolf; a
quirera é usada na alimentação de animais, principalmente suínos.]

Se os exemplos em Macro-Jê (Kipeá kuré, Krenák kurek) são, de fato,
empréstimos, o suspeito de sempre seria a Língua Geral Paulista, que, dada
sua origem, estaria mais sujeita a influências do Guaraní. Hipótese
semelhante se aplica ao caso da palavra karajá 'guariba', que mencionei aqui
na lista em outra ocasião
(http://br.groups.yahoo.com/group/etnolinguistica/message/715).

No entanto, uma exceção digna de nota é o fato de que kuré 'porco doméstico'
ocorre também em línguas mais ao norte, se bem que a distribuição é bastante
limitada: Ka'apor e Tembé, nos dados de que disponho (Kakumasu & Kakumasu
2007, Rice 1934). O interessante é que, aqui, a palavra para 'migalha etc.'
é ligeiramente diferente da palavra para 'porco doméstico':

Tembé (Rice 1934:138)
kure 'porco doméstico'
kurere 'resto, parte'

Ka'apor (Kakumasu & Kakumasu 2007)
kure 'porco doméstico'
kurer 'estar em pedaços'

Isto sugeriria que, pelo menos nestas duas línguas, 'porco doméstico' e
'migalha' não estariam relacionados. Uma possibilidade é que, afinal, kuré
seja aqui também um empréstimo, mas como teria sido introduzido permanece
indeterminado.  As fontes que pude consultar não fazem menção a possíveis
contatos com bandeirantes
(http://www.socioambiental.org/pib/epienglish/kaapor/kaapor.shtm;
http://www.socioambiental.org/pib/epienglish/tembev/tembe.shtm).

Também interessante foi a discussão em torno de palavras como esp. cochino
etc. e palavras semelhantes em línguas indígenas americanas. Como lembra
Pedro Viegas, se a origem é onomatopéica (como vários colegas mencionam e
como sugere, por exemplo, o dicionário da Real Academia, para o esp.
cochino), é possível que pelo algumas das ocorrências destes termos sejam
criações independentes; cf. Kamakã, para o qual a possibilidade de
empréstimo espanhol é um tanto remota: kuyá. [A propósito, no meu dialeto,
uma forma usada para chamar porcos é ['kutSI], repetida seguidamente de
maneira rápida.]

As formas Jê mencionadas por Victor, com uma primeira sílaba ku-, são
provavelmente uma outra história: ku- parece ser, em certos nomes de
animais, um prefixo.

Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda e pela interessante discussão.

Referências:

Frederik John Duval Rice. O idioma Tembé (Tupí-Guaraní)., Journal de la
société des américanistes, 1934, n° 1, pp. 109-180.
http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/jsa_0037-9174_1934_num_26_1_1911

Kakumasu, James Y. e Kiyoko Kakumasu, 2007, Dicionário por Tópicos -
Kaapor - Português (1868 kB), Associação Internacional de Lingüística,
Cuiabá, MT. http://www.sil.org/americas/brasil/PUBLCNS/DICTGRAM/UKDict.pdf