Lincoln Almir Amarante Ribeiro (1944-2008)

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Mon Dec 1 04:06:04 UTC 2008

Prezados colegas,

Tenho a triste tarefa de noticiar o falecimento do nosso colega (e meu amigo) Lincoln Almir Amarante Ribeiro, ocorrido hoje (domingo) de manhã em Belo Horizonte.  Doutor em física, Lincoln resolveu dedicar-se à lingüística depois de sua aposentadoria como professor na UFMG.  Na primeira vez que nos correspondemos (há uns sete anos, quando ele me contactou a respeito de alguns trabalhos meus sobre o Karajá), ele me dizia que desejava dedicar-se ao estudo de línguas indígenas pelo tempo que lhe restasse. Dito e feito -- e bem feito.

De um vigor intelectual extraordinário, Lincoln fez, em sua curta carreira como lingüista, marcantes contribuições à lingüística indígena brasileira, principalmente no que diz respeito ao conhecimento descritivo e histórico-comparativo das línguas da família Pano (em co-autoria com Gláucia Vieira Cândido, sua companheira de pesquisas e de vida).  Lincoln também se
interessava por questões metodológicas em lingüística histórica, casando seus conhecimentos nas áreas de lingüística e exatas.  O trabalho de que mais parecia se orgulhar, no entanto, era sua contribuição para a formação de vários novos lingüistas, como coordenador, ao lado de Gláucia, do Grupo de Investigação de Línguas Indígenas (http://paginas.terra.com.br/educacao/GICLI/), na Universidade Estadual de Goiás.

Sua generosidade, seu entusiasmo e sua honestidade acadêmica tornavam
qualquer interação intelectual com ele um prazer e um aprendizado. Há alguns meses, embarcamos juntos em um projeto de comparação das línguas da família Boróro -- o qual, infelizmente, terei que continuar só, mas sempre inspirado por sua curiosidade e vigor intelectual.  Aqueles interessados em saber mais a respeito de seu trabalho poderão guiar-se pelo seu currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/7783882659236741). Listo abaixo apenas uma pequena amostra das várias publicações de Lincoln na área de lingüística (limitando-me àquelas disponíveis online), deixando a tarefa de um perfil mais completo a gente mais qualificada que eu.

Enfim, todos os que tivemos a oportunidade de conviver e trabalhar com ele sentiremos muito sua falta.

Alguns trabalhos de Lincoln Almir Amarante Ribeiro disponíveis online:

A formação de palavras a partir de morfemas monossilábicos nominais e bases verbais em línguas indígenas da família pano: prefixação ou incorporação nominal?
(com Gláucia Vieira Cândido)
Revista de Estudos Lingüísticos Veredas, 1/2008
http://www.revistaveredas.ufjf.br/volumes/veredas_atematica_1_08/artigo9.pdf

O universalismo semântico cognitivo em um estudo sobre termos básicos
referentes a cores na língua indígena Shanenawa (Pano)
(com Gláucia Vieira Cândido)
Ciências & Cognição, Volume 13, Número 2,  julho, 2008.
http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13/cec_v13-1_m318233.pdf

Reflexividade em Línguas da Famíla Pano
(com Gláucia Vieira Cândido)
Estudos Lingüísticos, volume XXXVI, número 1, 2007
http://www.gel.org.br/novo/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2007/sistema06/26.PDF

As línguas indígenas e a identificação de mamíferos da Amazônia
(com Gláucia Vieira Cândido)
Temporis[ação], Vol. 1, No 9 (2007)
http://www.nee.ueg.br/seer/index.php/temporisacao/article/view/16

Um tratamento quantitativo para a classificação das línguas Indo-Européias
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, vol.22, no.2, 2006
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502006000200005&script=sci_arttext

Uma proposta de classificação interna das línguas da família Pano
Investigações, Vol. 19, N° 2, Julho/2006
http://www.ufpe.br/pgletras/Investigacoes/Volumes/Vol.19.N.2_2006_ARTIGOSWEB/LincolnAlmirAmaranteRibeiro_UMA-PROPOSTA-DE-CLASSIFICACAO_Vol19-N2_Art07.pdf

O comportamento fonológico das vogais orais nas línguas indígenas brasileiras
(com Gláucia Vieira Cândido)
Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Vol. 4 - número 7 - agosto de 2006
http://www.revel.inf.br/site2007/getFile.php?token=1228099987493351936f74d&id=NzQ=&local=artigos

Taxa de relaxação de vocábulos em um método léxico-estatístico aplicado a línguas da família Pano
Atas do II Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do
Centro-Oeste (GELCO), vol. II, 2003
http://www.etnolinguistica.org/local--files/gelco/ribeiro.pdf