l ínguas descobertas?

João Paulo Jeannine A. Carneiro joaojeannine at GMAIL.COM
Tue Dec 16 22:38:50 UTC 2008

Prezado Denny e colegas,

Durante o desenvolvimento de minha dissertação (2006) encontrei na Terra
Indígena de Jacamim (RR) uma senhora com aproximadamente 90 anos falante do
Aturaiu (Arawak). Neste ano entrei em contato com esta senhora e consegui,
com muita dificuldade, coletar em torno de 100 palavras (estou iniciando a
transcrição dessas para poder divulgar). Infelizmente, ela não se lembrava
de muita coisa, uma vez que há mais de 10 anos, não há nenhum falante na
região. Portanto, a língua, ao menos no Brasil (região indígena da Serra da
Lua), está praticamente morta. Talvez, tenha falantes na Guiana, onde
Nimuendaju localiza os Aturaiu (Atorai) nas margens do Essequibo (1749 e
1804), bem como na atual TI de Jacamim (1844). Aproveitando, alguém saberia
dizer onde encontro essas fontes (identificadas no mapa etno-histórico do
Nimuendaju) ou outras sobre esta etnia?
Koch-Grünberg (1922), por exemplo, diz que os vizinhos dos Wapixana, "ao
sul, nas cabeceiras do Tacutú e Rupunúni são os Atorai, Atorari, Aturai ou
também Atorradis, uma tribo pequena de umas 100 almas, cuja língua difere
pouco (a nível de dialeto) do Wapischana [...] dos mais ou menos 100 Atarois
atuais têm ainda sangue puro. Os demais são misturados com Wapischána cuja
língua adotaram e dos quais serão dentro de breve absorvidos."
Infelizmente, as palavras do ilustre pesquisador alemão se concretizaram.

Forte Abraço,

João Paulo Jeannine Andrade Carneiro