Wikip édia em nheengatu

Victor Petrucci vicpetru at HOTMAIL.COM
Fri Jul 25 09:21:39 UTC 2008

Caro Emerson e colegas listeiros

Creio que vale a pena sim. Faço meu o seu convite a todos. Uma das formas de consolidar a página é colocar os "argumentos a favor". Há um local próprio para isso na página Wiki. Sugiro que os textos sejam em português.

http://meta.wikimedia.org/wiki/Requests_for_new_languages/Wikipedia_Nheengatu#Arguments_in_favour

O meu ficou nos seguintes termos

A língua Ñeengatu é falada por uma grande população na região dos rios Uaupés, Negro e Içana na Amazônia brasileira, agora ameaçada pela cobiça internacional. Nada mais justo do que dar voz a estas populações. Há boas obras editadas sobre essa língua e há muitos interessados em seu estudo. 08:58, 25 July 2008 (UTC)

Mais argumentos a favor, maior a chance de consolidação. Tenho um pequeno vocabulário dessa língua que pode ser minha primeira contribuição. Há ainda material antigo do Alcionílio Bruzzi Alves da Silva e textos também antigos de pesquisadores americanos..

Abraços
Victor A. Petrucci Campinas - Brasil ---------------------------------------------------------- Visite meu site / Visit my site / Visite mi sitio http://geocities.com/indianlanguages_2000 530 línguas indígenas / lenguas indígenas / indigenous languages 28.000 palavras / palabras / words

To: etnolinguistica at yahoogrupos.com.brFrom: emerson.costa at gmail.comDate: Fri, 25 Jul 2008 05:52:13 +0000Subject: [etnolinguistica] Wikipédia em nheengatu

Saudações, amigos!A maioria aqui deve conhecer a Wikipédia, a enciclopédia desenvolvidacom base em um "wiki", isto é, um sítio da web no qual os própriosvisitantes podem criar e modificar as páginas existentes. Funcionaassim: Se um visitante tem algum conhecimento a acrescentar, bastaclicar num botão, abrindo a página para edição, e modificar o texto,salvando-o em seguida.Pode haver várias Wikipédias, uma para cada língua. Eis as Wikipédiasem inglês, português e... guarani paraguaio:http://en.wikipedia.orghttp://pt.wikipedia.orghttp://gn.wikipedia.orgDescobri um dia destes numa busca no Google que um certo João Paulo,agora em abril de 2008, propôs à Wikimédia (a organização que gerenciaa Wikipédia) abrir uma WIKIPÉDIA EM NHEENGATU:http://meta.wikimedia.org/wiki/Requests_for_new_languages/Wikipedia_NheengatuAntes de ganhar um endereço próprio, o potencial de Wikipédiaspropostas é testado num sítio "incubadora". Eis aqui o endereçoprovisório da Wikipédia em nheengatu:http://incubator.wikimedia.org/wiki/Wp/yrl/Ipirung%C3%A1waE AGORA?Bem quem quiser e puder pode já ir contribuindo (1) REDIGINDO ARTIGOSENCICLOPÉDICOS. Para saber como fazê-lo sugiro uma visita às páginasintrodutórias da Wikipédia em português:http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principalCliquem em "Boas-vindas", "Guia", "Perguntas freqüentes", "Políticasda Wikipédia", etc.Outra coisa a fazer é (2) TRADUZIR A INTERFACE DO SÍTIO. Como se podever a interface está em inglês ("page", "discussion", "edit","history", "Log in / create account" etc.) Essas e outras mensagensbásicas da interface devem ser traduzidas o mais cedo possível.Para que a pessoa seja habilitada a traduzir a interface de algumprojeto da Wikimédia, é preciso acessar um sítio especial, oTranslateWiki:http://translatewiki.net/wiki/Translating:How_to_start...criar uma conta, pedir privilégios de tradutor e começar a trabalhar.Mas para facilitar a vida de quem não queira passar por todo esseprocesso de inscrição, eu copiei as 500 mensagens de interface maiscomuns e as copiei para um wiki particular meu:http://ensjo.wikispaces.com/Tradu%C3%A7%C3%A3o+Wikimedia+NheengatuAs mensagens estão agrupadas em grupos de 100 (1-100, 101-200 etc.)Qualquer pessoa que quiser ajudar pode simplesmente editar as páginase colocar as traduções que achar convenientes, sem necessidade dequalquer inscrição. Mais tarde, eu ou alguma outra pessoa comprivilégios de tradutor no TranslateWiki pode transpô-las para lá.Por favor, repassem esta mensagem a seus conhecidos interessados emnheengatu. Especialmente falantes nativos ou quem tenha acesso a eles.Bom trabalho a todos!--Emerson José Silveira da Costaemerson.costa at gmail.comhttp://tupi.wikispaces.com