Wikip édia em nheengatu

aline.cruz aline.cruz at UOL.COM.BR
Sat Jul 26 07:49:41 UTC 2008


Prezados colegas da lista,
> não quero aqui discutir a utilidade ou necessidade de uma versão
> Nheengatu da Wikipedia, 
Talvez não valha a pena colocar em discussão a "utilidade ou necessidade" de uma versão Nheengatu da Wikipedia, mas deve-se discutir a VIABILIDADE da idéia. Claro que todas os falantes de Nheengatu ficariam muito orgulhosos de poder buscar na internet a palavra "muka" e encontrar os tipos de armas de fogo mais importantes nas comunidades em que habitam. Veja, eles dificilmente pensariam em procurar a palavra "mukawa", pois esta é uma versão antiga, não mais usada pelas comunidades com que tenho trabalhado nos rios Negro, Xié e Içana.
Participei como assessora dos dois últimos Cursos de Formacão de Professores falantes de Nheengatu (outubro/ 2007 e maio/2008), promovido pela Secretaria  de Educacao de São Gabriel da Cachoeira. No último, os futuros professores pediram que fosse oferecido no próximo módulo cursos de computação, pois a maioria NUNCA teve acesso a computador. Por falta de condições financeiras e de infra-estrutura, a prefeitura não pôde atender o pedido. Para escrever "verbetes" na Wikipedia, os falantes precisariam ter acesso à internet, o que é possível no Instituto Socio Ambiental gratuitamente, mas há poucos computadores disponíveis, além do fato dos falantes morarem nas comunidades que ficam até 3 dias de viagem longe do centro comercial de São Gabriel.
Enviarei a forma de acesso à Wikipedia em Nheengatu para as instituções de São Gabriel em que há falantes de Nheengatu para que eles tomem as rédeas do trabalho, se acharem necessário. Entretanto, se a Wikipédia negar o pedido por falta de usuários, temo que isso possa ser interpretado como falta de falantes. Não há falta de falantes, há falta de oportunidade de acesso à internet. E os que tem acesso, são bilingues Nheengatu-Portugues. 
A meu ver, qualquer iniciativa de escrever dicionário ou enciclopédia em Nheengatu deve usar mídias que de fácil acesso aos falantes.
Aline da Cruz
Doutoranda em Linguistica pela Universidade Livre de Amsterdam (bolsista CAPES)
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20080726/086ff840/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list