saudação

Carlos Alberto dos Santos Dutra dutracarlito at UOL.COM.BR
Sun Feb 8 14:49:58 UTC 2009

Olá amigos.
Sou Carlos Alberto dos Santos Dutra, popular Carlito, 52 anos, e estudo sobre a etnohistória Ofaié (Ofayé) desde 1985.
Minha produção intelectual sobre esse povo (em que pese minha formação eclética --medicina veterinária/UFPel, teologia/PUCRS, filosofia/UCPel, ciências sociais/UNESP e direito/UFMS-- e forte viés menos acadêmico e mais militante (missionário do CIMI por 15 anos) levaram-me nos últimos anos a trilhar pelos caminhos da história (especialização e mestrado/UFMS).
Trocar idéias e dividir saberes será uma honra para este aprendiz de historiador.
Almejo a possibilidade de cursar doutorado. Meu esboço de pesquisa me leva a solicitar dos colegas apoio e indicações de bibliografias na área de lingüística e áreas fins no seguinte tema: leituras e pesquisas que demonstrem ou sinalizam haver alguma aproximação entre os Ofaié (Ofayé), do tronco macro-Jê e os Kaiapó meridionais.
Na pesquisa proposta, abordo o fato deles terem convivido no século XIX e início do século XX no espaço físico compreendido entre a desembocadura do rio Tietê (SP) e as margens dos rio Sucuriú e Verde (MS) e região.
Indicações de bibliografia sobre essa possibilidade, a de haver algum elo de ligação lingüístico entre estes dois povos serão bem-vindas. Desculpe o texto longo.
Uma saudação especial ao Prof. Eduardo Rivail Ribeiro.
Obrigado. Carlito.