Jogos de bola

Victor Petrucci vicpetru at HOTMAIL.COM
Sun May 31 12:47:08 UTC 2009

Olá Eduardo

Pergunta instigante mais uma vez. Esses aspectos antropológicos cruzados com a linguística são fascinantes.

Acrescento apenas uma pergunta:

Esse 'péla' teria alguma coisa que ver com pelada 'jogo de bola'?
Sempre achei ser devido ao 'couro sem pêlo' das antigas 'bolas de capotão' da minha infância.

Um abraço

Victor A. Petrucci
Campinas - Brasil
Visite meu site / Visit my site / Visite mi sitio http://geocities.com/indianlanguages_2000
530 línguas indígenas / lenguas indígenas / indigenous languages
28.000 palavras / palabras / words

To: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br
From: kariri at gmail.com
Date: Sat, 30 May 2009 22:48:56 +0000
Subject: [etnolinguistica] Jogos de bola

      Prezados,

Na Arte de Grammatica da Lingua Kiriri, o Padre Mamiani (http://tr.im/mamiani) registra o seguinte verbete (p. 24 da edição de 1877; http://tr.im/kiriri):

"Pepè, péla de jugar"

Como demonstra Aryon Rodrigues (1948), pode-se aprender muito acerca da cultura Kipeá através dos dados lingüísticos disponíveis na gramática e no catecismo de Mamiani. O lexema acima parece sugerir a existência de um jogo de bola entre eles. Alguém saberia se haveria alguma descrição deste jogo?

Eu ficaria grato também por qualquer informação sobre jogos de bola entre outros povos sul-americanos (bem como, se possível, indicações bibliográficas sobre tais jogos e a terminologia, em língua indígena, relacionada aos mesmos).

Abraços a todos,

Eduardo

Referência:

Rodrigues, Aryon. 1948. Notas sôbre o sistema de parentesco dos índios Kiriri. Revista do Museu Paulista (Nova Série) 2:193-205.