Parkat êjê kryt 'nariz': cognatos em outras línguas Jê?

Eduardo Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Wed Aug 25 15:04:29 UTC 2010

Olá, Juliana,

Eu é que agradeço a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o Xavánte.
Na sua opinião, esta explicação (*k > h antes de vogal alta, em posição
tônica) é válida? Eu não conheço contra-exemplos, mas, claro, o pouco que
sei sobre Xavante é de segunda mão.

Eu creio que o acento, mesmo que fonologicamente predizível (já na
proto-língua, provavelmente), acaba desempenhando um papel importante na
explicação de alguns processos fonológicos na família.

Se preferir, podemos continuar este bate-papo fora da lista.

Mais uma vez, obrigadão!

--
Eduardo Rivail Ribeiro, lingüista
http://wado.us