Consoantes finais em Maxakal=?ISO-8859-1?Q?=ED_?=e seu status comparativo

Eduardo Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Thu Apr 21 18:17:54 UTC 2011

Prezados,

Em meus estudos comparativos do tronco Macro-Jê, venho desconfiando
que, enquanto consoantes finais em Maxakalí são em geral retenções da
proto-língua, haveria também a possibilidade de que, em alguns casos,
teria havido o acréscimo de consoantes finais.  O estudo de
empréstimos parece corroborar esta hipótese, mas, antes que eu acabe
reinventando a roda, gostaria de saber se já haveria algum trabalho
sobre o assunto -- ou seja, sobre o acréscimo de consoantes finais
"extra-etimológicas" em Maxakalí.  Fico, desde já, muito grato por
qualquer dica.

A hipótese com que venho trabalhando é explicada em uma breve nota que
acabo de postar no meu site: http://wado.us/note:maxakali

Abraços,

Eduardo

--