Causativo em -ta

Eduardo Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Wed Apr 27 20:22:01 UTC 2011

Prezados,

A título de curiosidade, eu adicionaria que é possível reconstruir para o
Proto-Jê (muito longe, claro, da Amazônia Ocidental) um sufixo
causativizador *-n, enquanto em Karajá há um verbalizador -ny e um
causativizador -dykÿ (dÿÿ na fala masculina). É provável que a lista de
formas semelhantes a -ta (com significados afins) seja longa; como bem
lembra a Pilar, a possibilidade de coincidência é grande, em se tratando de
morfema curto, CV, com consoante extremamente comum.

Isto toca em um dos problemas mais comuns para os estudos de relações
genéticas de longo alcance (e de contato): morfemas gramaticais seriam em
princípio os melhores tipos de evidência de relacionamento genético, mas,
por outro lado, tendem a ter formas parecidas em línguas as mais diversas. É
o que venho chamando de "Meillet's Paradox":

http://www.wado.us/note:meillet

Há vários estudos histórico-comparativos sobre línguas sul-americanas que
não levam em consideração tais questões, por isso é bom discutirmos exemplos
como -ta para irmos adquirindo uma idéia das tendências mais comuns.

2011/4/23 Valenzuela, Pilar <valenzuela at chapman.edu>

> Estimado Victor:
>
> En el nororiente peruano, las familias Peba-Yagua, Zaparo y Kawapana
> exhiben morfemas con la forma –ta que pueden resultar en el incremento de la
> valencia verbal (Wise 2002).
>
> En el coloquio internacional Amazonicas III (Bogota, abril 2010), Hein van
> der Voort presento la ponencia titulada “Areal diffusion of valency changing
> morphemes across Western Amazonia”. Si recuerdo correctamente, en esa
> ponencia se exploro la existencia de un morfema causativo o incrementador de
> [...]
Eduardo Rivail Ribeiro, lingüista
http://wado.us