causativo em -ta

Victor Petrucci vicpetru at HOTMAIL.COM
Fri Apr 29 15:37:08 UTC 2011

Caros amigos

Gostaria de
agradecer a todos que enviaram-me indícios da existência de um causativo em –ta
para línguas distintas do Kokama-Kokamilla-Omawa.

Sem dúvida
parece ser extremamente plausível que morfemas do tipo CV tenham a
probabilidade de ocorrer por simples coincidência em grupos lingüísticos sem
contato ou sem origem comum. Contudo revendo minha base de dados com amostras
lingüísticas de cerca de 1500 línguas/falares regionais a incidência de um
morfema –ta com função causativa não está evidente, provavelmente por
insuficiência de coleta. Constatei, fora do grupo Aruak, apenas na língua Karo
um prefixo causativo-comitativo em ta-, possível cognato do Makurap e do Tupari
ete- e com probabilidade de serem provenientes do PT **erje como afirma Rodrigues
2007. Estou certo? Fora do tronco Tupi o proto Hoka *(a)ta-, o proto-Tano *’ta,
o Yagua (Peba) tan e o Yanoman t a., Squamish (Salish) ta7s e Catawba (Sioux)
ta?a. Note o proto Aruak *ir e o Kutenai it ‘fazer’

Mas a premissa
inicial dos colegas é válida para um causativo (muitas vezes identificado com a
ação de fazer algo) em –sV e seus possíveis cognatos –tsV, -shV como por
exemplo: proto-Oto-Mangue *’sa; Timucua isa ~ iso; -s  ~ -sa; -se, -si, -so, -su; proto-Huave tsi-;
proto-Maia –is, Atakapa (Penuti) sh / ish; proto-Muskoge chi / ich;
proto-Algico –Vs; Kutenai (Almos-Keresiou) –tsi, ts?it; Chipewi (Atapaska) tsi-
~ tsin, Hare (Atapaska) sin; e outros da mesma família; Tlingit (Nadene) si.

Portanto há toda uma linha de pesquisa em aberto.

Saudações

Victor A. Petrucci

Campinas - Brasil