[etnolinguistica] Voltando aos "PR"

Meira, S. S.Meira at LET.LEIDENUNIV.NL
Fri Feb 14 11:20:33 UTC 2003

> Eu particularmente, no que diz respeito aos PRs como evidencia para
> parentesco "JeKaTu" (mudando o TuKaJe do Sergio), me pergunto:
> a)podem ser os PRs considerados como uma forte evidencia para
mostrar que Tukaje sao relacionadas?
> b)Sera que nao estao sendo colocado sob o mesmo rotulo (PRs) coisas
de natureza diferentes?

ou ainda, sera que os prefixos relacionais (prefixos de fato ou
alternancias morfofonemicas, seja la o que for) nao poderiam ser um
traco tipologico areal, em vez de genetico? ou seja, sera que nao
poderia ter havido um emprestimo massivo entre varias linguas por
causa de contato entre povos?
[Meira, S.]

Isso eu acho difícil. Seria preciso, como você diz, um empréstimo massivo
para que
um detalhe tão idiossincrático da gramática também fosse transferido (note
que o
português tem um monte de empréstimos às línguas tupí, mas não adquiriu
nenhum
'alternância' ou 'prefixo' relacional). E uma tal quantidade de empréstimos
deveria
ser bastante óbvia -- deveria haver muitos cognatos entre essas línguas
(como o
francês com o inglês). Em suma, não é impossível, mas está longe de ser a
hipótese
mais plausível.

eu concordo com a amelia: seria legal poder ver correspondencias
sistematicas entre coisas mais, em varios dominios da gramatica --
seja morfologia, fonologia, o escambal...

Creio que todos concordam. Mas este trabalho ainda está por fazer. Afinal,
trata-se de
línguas que, se forem aparentadas, estão já muito distantes e diferentes
umas das outras,
separadas que estão já há muito tempo. Encontrar semelhanças entre elas é
duro, e
demanda muito esforço e muita familiriadade com as suas gramáticas e
vocabulários.
E, as the saying goes, as descrições ainda são, em muitos casos, tão
incompletas...
Mas esse é o caminho a seguir.

Tchau,

Sérgjo

Yahoo! Groups Sponsor

<http://rd.yahoo.com/M=218762.2810952.4170332.2276639/D=brclubs/S=2137113448
:HM/A=1431602/R=1/*http://www.yahoo.com.br/imoveis>
 Região  SP-Centro  SP-Zona Norte  SP-Zona Sul  SP-Zona Leste  SP-Zona Oeste
SP-Grande SP  SP-Litoral  SP-Interior  RJ-Centro  RJ-Zona Norte  RJ-Zona Sul
RJ-Niteroi  RJ-Litoral  RJ-Serras  RJ-Baixada Flum.  RJ-Ilhas  RJ-Outros
Munic. 	 Lançamentos Revenda Locação Temporada
 Apartamentos  Casas  Flats/Hoteis  Escritórios  Lojas  Terrenos  Galpões
Rurais

Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito aos Termos do Serviço Yahoo!
<http://br.yahoo.com/info/utos.html> .