Jogos de bola
Ana Paula Brandao
warirei at YAHOO.COM.BR
Tue Jun 2 12:52:09 UTC 2009
Caro Eduardo,
Os Paresi-Haliti (Aruák) têm um jogo de bola, praticado ao final de cerimônias como na festa da menina-moça e na festa onde as crianças recebem nomes. O jogo chamava-se Xikonahati, e é jogado com uma bola feita do látex retirada da mangabeira (a bola chama-se haidya ou zoloze tehazoli). São duas equipes que batem a bola utilizando a cabeça. Hoje em dia, eles quase não praticam o jogo. O jogo aparece já na narrativa da criação do mundo de acordo com os mais velhos. Há alguns videos feitos pela equipe do Museu Parense Emílio Goeldi, que documentam a retirada do látex, a preparação da bola e o jogo.
Se precisar de mais informações posso lhe repassar depois.
Abraço,
Ana Paula Brandao
--- Em etnolinguistica at yahoogrupos.com.br, "eduardo_rivail" <kariri at ...> escreveu
>
> Prezados,
>
> Na Arte de Grammatica da Lingua Kiriri, o Padre Mamiani (http://tr.im/mamiani) registra o seguinte verbete (p. 24 da edição de 1877; http://tr.im/kiriri):
>
> "Pepè, péla de jugar"
>
> Como demonstra Aryon Rodrigues (1948), pode-se aprender muito acerca da cultura Kipeá através dos dados lingüísticos disponíveis na gramática e no catecismo de Mamiani. O lexema acima parece sugerir a existência de um jogo de bola entre eles. Alguém saberia se haveria alguma descrição deste jogo?
>
> Eu ficaria grato também por qualquer informação sobre jogos de bola entre outros povos sul-americanos (bem como, se possível, indicações bibliográficas sobre tais jogos e a terminologia, em língua indígena, relacionada aos mesmos).
>
> Abraços a todos,
>
> Eduardo
>
> Referência:
>
> Rodrigues, Aryon. 1948. Notas sôbre o sistema de parentesco dos índios Kiriri. Revista do Museu Paulista (Nova Série) 2:193-205.
>
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20090602/81bb660b/attachment.htm>
More information about the Etnolinguistica
mailing list