Grafia de nomes ind ígenas

C. Sandro Campos csampos at YAHOO.DE
Thu Mar 19 16:42:50 UTC 2009


Agradeço a sua resposta, Bacelar. Já havia observado a grafia de Maxakalí em Rodrigues no texto de 1986 e em outros, mas esperava encontrar uma formalização ou justificativa da opção em algum texto. De qualquer forma, obrigado.
Abraço, 
Sandro.

--- Laércio Bacelar <lnbacelar at yahoo.com.br> schrieb am Do, 19.3.2009:
Von: Laércio Bacelar <lnbacelar at yahoo.com.br>
Betreff: Re: [etnolinguistica] Grafia de nomes indígenas
An: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br
Datum: Donnerstag, 19. März 2009, 14:28











    
            Sandro: Observe  que, no mesmo Rodrigues (1986),  todas as referências a Maxakalí (p. 19,49,50,52, 53,54,55 e 56) e a quaisquer outros nomes de línguas indígenas terminadas em fonemas "i" e "u" tônicos (Tupí, Guaraní, Makú, Arikapú, Jabutí, Nagorutú, Purí, Urubú, Karirí, Kayabí etc.), os grafemas correspondentes a tais fonemas são sempre acentuados. Em outras palavras, ao longo do livro de Rodrigues, está implícito que, na grafia dos nomes das línguas e povos indígenas, na representação gráfica, a vogal tônica é sempre acentuada, independente da posição, seja ela medial ou final  (p. ex.: Ajurú, Omágua, Ofayé, Tupí-Guaraní, Marúbo, Mundúka, Pemón ~ Pemóng, Pataxó, Máulieni, Mawé, Wanána, Yahúp etc.).  Abraços, L. Bacelar.

--- Em qui, 19/3/09, C. Sandro Campos
 <csampos at yahoo. de> escreveu:


De: C. Sandro Campos <csampos at yahoo. de>
Assunto: [etnolinguistica] Grafia de nomes indígenas
Para: "etno group" <etnolinguistica@ yahoogrupos. com.br>
Data: Quinta-feira, 19 de Março de 2009, 6:12








Sobre a grafia de nomes indígenas, tenho refletido sobre a maneira como se escreve Maxakalí. Tenho até então seguido a grafia dos estudos anteriores sobre a língua: "Maxakalí". Rodrigues (1986), em Línguas Brasileiras, lembra a convenção da "Associação Brasileira de Antropologia" e acentua alguns pontos, mas não diz nada sobre as vogais tônicas 'i' e 'u finais'. Com relação à grafia inicial, a convenção sugere o uso de maiúscula quando for substantivo, mas quando adjetivo o uso de maiúscula é opcional. Tenho tradicionalmente acentuado o 'i' final tônico e mantido letra maiúscula do nome em seu uso substantivo e adjetivo. Gostaria de saber a posição de colegas lingüistas participantes da etnolingüística sobre essa questão. 
Abraço, 
Sandro.





      Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
 

      

    
    
	
	 
	
	








	


	
	


      
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20090319/68dd4a32/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list