ergatividade em l ínguas Jê setentrionais

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Sun Mar 14 02:23:40 UTC 2010

Olá, Flávia,

Minha opinião é que ergatividade em Jê Setentrional "is in the eyes of the beholder." Alinhamento é, como você sabe, uma questão de mais ou menos, não de tudo ou nada (todas as línguas que conheço têm pelo menos um pouquinho de ergatividade). E, no caso das línguas em questão, como eu venho dizendo, ergatividade é algo superficial (sem conseqüências profundas em outras áreas da gramática da língua) e epifenomenal (sendo efeito colateral da nominalização). Há, no mínimo, tanta ergatividade quanto haveria em inglês e latim. O único exemplo convincente de ergatividade sintática que conheço em Macro-Jê continua sendo, como eu menciono em meu artigo para a Encyclopedia of Language and Linguistics (http://www.wado.us/paper:ell2), o Karirí.

Sim, eu já conhecia o artigo do Aroldo (e, inclusive, já o havia incluído na Bibliografia Macro-Jê: http://macro-je.etnolinguistica.org/item:51). A análise dele é idêntica à sua? É que não tive ainda tempo de ler seu artigo do IJAL; e o da Ameríndia, pelo visto, ainda não está disponível online, está?

Então, o que me lembro da sua análise foi o que discutimos já há alguns anos, e pode ser que você tenha mudado desde então. Minha principal objeção, na época, era que você não admitia o caráter nominal dos verbos longos. Se são mesmo nomes -- como sugeria o Ludo, e como analisa também o Andrés --, então toda construção envolvendo verbos longos é (originalmente, pelo menos) nominal. E, se toda construção ergativa envolve um verbo longo, então a ergatividade é uma conseqüência do caráter nominal do "verbo", que, por sua vez, é uma conseqüência do fato de que os morfemas que o seguem -- adposições, auxiliares -- requerem uma forma nominal do verbo.

Há, por outro lado, aquelas construções em que o verbo não é seguido de nenhum "operador" (um rótulo interessante que vocês usam mas que, para mim, tem valor descritivo duvidoso). A suposição sua é, se me lembro bem, que tais construções são finitas -- e, portanto, não há como analisar-se o verbo nestas construções como sendo nominal. Se for este o caso -- e pode ser que eu tenha te entendido mal --, seria uma suposição equivocada quanto a "finitude" (finiteness), como se toda construção finita tivesse que ter um verbo -- o que não é o caso, necessariamente, nas línguas Macro-Jê e mesmo em línguas européias.

ERGATIVIDADE EM PORTUGUÊS. Então, aplicando a análise de Benveniste ao português, teríamos, como em latim, um padrão absolutivo na expressão do argumento de nomes deverbais: em "destruição da cidade", "cidade" corresponde ao O; em "entrada de animais", "animais" corresponde ao S. Para exprimir o A, um argumento externo é necessário: "destruição da cidade pelo inimigo". Enfim, S=O≠A. Eba, ergatividade!

Imaginemos, então, que um lingüista que não conheça a história desta construção encontre usos como:

Proibida e entrada de menores (S)
Permitido o consumo de leite (O)
Proibido o consumo de álcool (O) por menores (A)
etc.

Será que este lingüista hipotético analisaria "entrada" e "consumo" nestes exemplos como formas verbais finitas? E o português como língua ergativa?

Se puder, por favor, me envie os trabalhos que você mencionou, por email. Não poderei lê-los tão cedo, mas, assim que tiver mais tempo, gostaria de fazê-lo.

--- Em etnolinguistica at yahoogrupos.com.br,  Flávia de Castro Alves <pahno at ...> escreveu