[etnolinguistica] Sobre relacionais em Munduruku

globato at INTERCHANGE.UBC.CA globato at INTERCHANGE.UBC.CA
Fri Jan 31 03:42:21 UTC 2003


Caro Dioney,

Obrigada por enviar seu artigo sobre marcadores de pessoa em Munduruku. É excelente que você tenha trazido a discussão ao grupo.
No artigo você nega a existência de marcadores de 3pessoa em Munduruku, tratando {i-, t-} como prefixos relacionais de não-contiguidade. Concordo com você que {d-} foi historicamente um prefixo relacional (adoto aqui a terminologia que tem sido utilizada), mas que foi reanalisado como parte da raiz (nominal ou verbal). Tenho, no entanto, resistido à hipótese de que {i-, t-} não sejam marcadores de 3pessoa. Aliás essa é a hipótese que levanto em um trabalho que estou elaborando sobre nomes em Mundurukú. Ainda não o concluí, mas o farei disponível assim que terminá-lo. 
O que me leva a supor que {i-, t-} sejam verdadeiros marcadores de 3pessoa é a existência de derivações como a para a palavra "dentista" - nuy-'uk'uk-'uk-at (dente-tirar.RED-HAB-NOM), literalmente "o que tira dentes habitualmente (como profissão)". Em construções como essa {t-} não pode ocorrer (*t-uy-'uk'uk-'uk-at), a não ser que se queira dizer "o que tira os dentes 'dele' habitualmente". A sentença seria gramatical, embora estranha, mas não com a interpretação "dentista". 
Em tais construções {i-, t-} comportam-se exatamente como marcadores de pessoa. Se considerarmos que eles prefixos indicando ausência/não contiguidade do possuidor, essas construções seriam ideais para eles ocorrerem. Não sei como tais construções se manifestam em línguas que claramente distinguem contiguidade/não-contiguidade, mas a previsão é de que nenhum dos dois apareceria. Se Munduruku não tivesse reanalisado {d-} como parte da raiz, creio que a palavra 'dentista' seria "uy-'uk'uk-'uk-at", sem determinação de um possuidor já que essa é a interpretação que se obtém para a palavra 'dentista'. (Em Português é possível possuir-se dentista, ex., meu dentista; não saberia dizer se o mesmo é possível em Mundurukú.)
Por favor deixe-me saber o que você pensa sobre a questão.
Obrigada.

--
Gessiane Picanço
University of British Columbia
Dept. of Linguistics
Buch E270-1866 Main Mall
V6T-1Z1 Vancouver, BC
Email: globato at interchange.ubc.ca






Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:  
etnolinguistica-unsubscribe at yahoogrupos.com.br

 

Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em: http://br.yahoo.com/info/utos.html 



More information about the Etnolinguistica mailing list