[etnolinguistica] ortografias de linguas indigenas

ALAN VOGEL alan_vogel at SIL.ORG
Thu Jul 24 01:00:54 UTC 2003

Tenho visto várias contribuições positivas em relação ao assunto de ortografias de línguas indígenas. É um assunto que me interessa muito, já que tenho dado assistência técnica nessa área junto á comunidade jarawara (região de Lábrea, AM). Temos algumas questões ainda a tratar, especialmente as vogais longas e as divisões entre palavras, e tenho pensado em promover o estabelecimento de uma 'Academia de Letras' jarawara, para eles tratarem destas questões e de outras que possam vir. O grupo seria composto pelo menos de todos os professores jarawaras que sabem ler e escrever na língua (todos, no caso dos jarawaras), e talvez de outros escritores da comunidade também. Acho que seria importante que os não-índios como eu não participem formalmente do grupo. Poderia ser um grupo permanente, que iria se reunir quando fosse necessário tomar alguma decisão em relação à ortografia da língua deles.

Um colega disse que talvez em certas situações um grupo assim poderia ser manipulado, e que seria melhor que as eventuais modificações na ortografia fossem introduzidas informalmente pelo uso dos escritores. Talvez ele tenha razão. Eu gostaria de saber as opiniões e ouvir as experiências de outros membros da lista.