[etnolinguistica] 'Negro' em Karirí e Borum: empréstimo?

Eduardo Ribeiro avepalavra at YAHOO.COM
Wed May 14 12:57:09 UTC 2003


Caros colegas,

Mais uma perguntinha sobre o Karirí.  Nesta língua ocorrem duas palavras com o significado de 'negro, africano': tapanhú e gorá. A primeira é claramente um empréstimo Tupí-Guaraní (tapanhúna no dicionário Tupí de Martius (1867), por exemplo), tendo sido adotada por várias outras línguas não-Tupí.  A segunda, que tem distribuição mais restrita no corpus analisado até agora, encontra um provável cognato em Borum (Botocudo, Aymoré, Krenák): M. de L. de Paula Martins (Vocabulário Botocudo, Miscellanea P. Rivet, p. 420) dá engóra 'negro' ["en scarcely audible"], com a sugestão de que é "[E]vidently from the Portuguese".

Ainda que esta hipótese seja plausível, acho mais provável que, mesmo que sua origem fosse em última instância o português (será?), tais palavras teriam ingressado em Karirí e Borum por intermédio de uma outra língua (talvez o mesmo Tupí da Costa, ou a Língua Geral Paulista) -- algo como o que se verifica com palavras como kawaru 'cavalo' e mabera 'papel' em Karajá, que são claramente de origem portuguesa, mas ingressaram no léxico Karajá provavelmente através de uma ou outra Língua Geral.

Haveria naturalmente a hipótese de que esta palavra seria originalmente ou Karirí, ou Borum, tendo se difundido por contato entre as duas tribos, já que os Karirí (mais particularmente os Camurú e os Sapuyá) teriam tido como inimigos os Botocudos, ao sul (Robert H. Lowie, Handbook of South American Indians, v. 1, 557-558). Mas quero checar, antes, a possibilidade de que seja mais um dos vários empréstimos Tupí encontrados nestas línguas, para só então investigar esta possibilidade.

Mais uma vez, agradeço desde já por quaisquer sugestões!

Abraços,
Eduardo




Eduardo Rivail Ribeiro
Department of Linguistics (University of Chicago)
Museu Antropológico (Universidade Federal de Goiás)
http://www.geocities.com/avepalavra

---------------------------------
Do you Yahoo!?
The New Yahoo! Search - Faster. Easier. Bingo.
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20030514/6455eb25/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list