[etnolinguistica] Informa????es sobre a palavra para "espingarda" em l??nguas Tupi

Eduardo Rivail Ribeiro eduardo_rivail at YAHOO.COM
Fri Dec 3 16:56:59 UTC 2004

Prezada Gessiane,

Olá! Não conheço termos parecidos com o seu exemplo para 'espingarda' em outras línguas, infelizmente. Além do significado, o que sugeriria tratar-se de um empréstimo? Não poderia ser uma palavra nativa da língua que, antes do contato, teria se referido a outro item da cultura material e que, depois, veio a adotar este significado? Esta palavra apresentaria padrões fonotáticos alheios ao Munduruku? Como no caso do Aweti yzapat, mencionado pelo Sebastian, o termo para 'arco' teve seu uso estendido para incluir também 'armas de fogo' em algumas outras línguas brasileiras. Seria esta uma possibilidade em Mundurukú?

Uma observação quanto ao termo Aweti mokawa, mencionado pelo Sebastian: palavras parecidas são bem difundidas nas terras baixas da América do Sul, provavelmente por influência da Língua Geral (no dicionário Tupi de Martius, por exemplo, ocorre como mocába). Mesmo o Karajá, língua Macro-Jê do Rio Araguaia, tem para 'arma de fogo' um termo de origem Tupi-Guarani: mykawa. Se não me engano (estou citando de memória), a etimologia deste termo na(s) língua(s) de origem supostamente incluiria o prefixo causativo mo- e uma raiz significando algo como 'explodir' (seria isto mesmo, pessoal?).

Um abraço,

Eduardo

PS. Seria mesmo interessante saber qual é o último fonema da palavra "noban??".

Sebastian Drude <sebadru at zedat.fu-berlin.de> wrote:

Caros colegas,

>Estou ?? procura de informa????es sobre a palavra "espingarda" em l??nguas Tupi, ou outras l??nguas se for o caso, para entender como esta foi introduzida em Munduruk??. Por isso solicito ajuda aos membros desta lista.

Em Aweti, os mais velhos usam a mesma palavra como para 'arco':
_yzapat_.  Os mais jovens já preferem a palavra _mokawa_, que os velhos
por vezes usam para desambiguar ("oh, sobrinho, me empresta seu
_yzapat_!" "Qual, o _yzapat_'ytoto_ (verdadeiro) ou o _mokawa_?" "o
_mokawa_!").  Não sei da onde vem _mokawa_, mas desconfio que a primeira
parte, _mok_, aparece também na palavra _mokywo_, adverbio, 'forte,
rápido, com todo esforço', onde _-wo_ pode ser o marcador de caso
instrumental, e o _-y-_ pode ser epentético.  Talvez a palavra venha do
Kamayura (grupo Tupi-Guarani vizinho com contato permanente e
intercasamentos), o que explicaria o acento na penúltima, o _-a_
possivelmente seria o famoso marcador de caso nuclear da família TG, e o
_-ap-_ (-> _-aw-_ diante vogal) seria um afixo derivacional para formar
nome de lugar ou intrumento, se bem que usualmente a partir de raizes
verbais ('o que serve para (fazer) força' ou algo assim).

>A palavra para "espingarda" em Munduruk?? ?? "noban??" (tons n??o marcados), que tamb??m existe em Kuruaya, a outra l??ngua da fam??lia Munduruk??.

A acentuação não chegou na minha tela, provavelmente por
incompatibilidade dos character-sets usados.  Qual é a última vogal??

>Essa palavra parece ter sido introduzida h?? algum tempo porque existe nas duas l??nguas, portanto antes do grupo se dispersar.

Não necessáriamente, pode ser uma diffusão regional posterior.  Ou para
quando você estima a separação do Munduruku do Kuruaya?  Se são línguas
separadas, já devem ter se diferenciado antes da colonização, correto??
Seria interessante saber as palavras usadas por povos vizinhos e
intermediários, especialmente dos Kayabi e Sateré, que tb são Tupi...

Abraço,

Sebastian

Visite a página do grupo Etnolingüística. Submeta textos para discussão, contribua com a biblioteca virtual, sugira conexões que venham a ser do interesse dos membros do grupo.  Enfim, participe!

Para uma lista de dicas e normas para o uso da lista, visite http://www.geocities.com/linguasindigenas e clique em 'normas'. O uso dos recursos do grupo Etnolingüística baseia-se no reconhecimento e aceitação dessas diretrizes.

                                       function SearchComboBox() { if (document.form_combo.keyword.value.length==0){  alert("Por favor, digite algo.");  return false; }else {  document.form_combo.action ="http://br.rd.yahoo.com/SIG=12adlqsrs/M=264105.3931087.6562589.1588051/D=brclubs/S=2137113448:HM/EXP=1102175923/A=2361264/R=0/SIG=11uaou2jn/*http://www.bondfaro.com/bondfaro/in/combosearch_in.jsp?sk=11"; } return true;} [input]   [input]   [input]

   O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do Serviço do Yahoo!.