[etnolinguistica] Apapokuva Guarani: significado de 'Nimuendaju'

Eduardo Rivail Ribeiro erribeir at MIDWAY.UCHICAGO.EDU
Wed Feb 11 13:07:51 UTC 2004

Caros colegas,

Aos conhecedores de Guarani, em geral, ou de Apapokuva, em particular, eu ficaria grato se pudessem me esclarecer uma dúvida. Ao longo dos anos, tenho lido e ouvido diferentes traduções para o nome 'Nimuendaju', dado pelos Apapokuva ao grande pioneiro da etnologia (e lingüística) brasileira, nascido Curt Unkel (1883-1945).

As duas traduções mais comuns são 'aquele que faz o seu próprio caminho' e (se me lembro bem; estou citando de memória) 'aquele que fez morada entre nós'. Recentente, deparei com mais uma, em uma matéria da revista Ciência Hoje: 'aquele que constrói sua própria casa' (de certa forma, uma 'mistura' dos dois primeiros).

Qual seria a tradução mais correta?  Alguém poderia me explicar a morfologia desta palavra?

Desde já, muito obrigado.

Cordialmente,

Eduardo