on ça e jacar é, Jê

Flávia de Castro Alves pahno at TERRA.COM.BR
Tue Oct 25 23:44:18 UTC 2005

Caro Wilmar,
na língua Timbira (Jê do Norte) falada pelos povos Apãniekrá, Ramkokamekrá e Krahô temos o seguinte:
txó, txóré: 'raposa'
róp, rópti: 'onça' (róp também é usado para 'cachorro')
róbré: 'gato do mato'
mi~ (i nasal): jacaré
No Timbira falado pelos povos Gavião Pykobjê e Krinkatí temos:
txôrê: 'raposa' (txô é usado para 'cachorro')
rôp: 'onça'
rôbrê: 'gato do mato'
me~ (e nasal): jacaré
Abraço,
Flávia
(Pós-Doc/IEL-Unicamp)

De:etnolinguistica at yahoogrupos.com.br

Para:etnolinguistica at yahoogrupos.com.br

Cópia:

Data:Tue, 25 Oct 2005 17:21:25 -0200 (BRST)

Assunto:[etnolinguistica] onça e jacaré, Jê

Amigos

perdi umas anotações e a memória, então, nem se fala.
Socorro-me de quem tiver um tempinho prá escrever:

em qual(quais) língua(s) Jê o termo para "onça" (e/ou cachorro) é "Txopré" ?

e qual é o termo para "jacaré" em línguas Jê Setentrionais e Centrais?
(sei do Mebengokre, que é "mig" com vogal nasal e consoante nasal velar em
coda)

Agradeço a ajuda.

Wilmar

--