Sobre o etn ônimo 'Karaj á'

Antonio Mello augmello2002 at YAHOO.COM.BR
Sat Sep 17 12:41:16 UTC 2005


Prezados colegas,
No léxico que organizei da família Tupi-Guarani para o bugio, guariba tenho o seguinte:
a) tembé, guajá, urubu-kaapor, aurê e aurá, tupinambá e língua geral amazônica têm cognatos de *wariB (B como fricativa bilabial sonora)
b) Asurini do Trocará, Apiaká, Kamayurá, Parintintin, Emerillon e Anambé têm cognatos de *akyky (y como vogal central alta)
c) Sirionó, Guarani Mbyá, Guarani Paraguaio, Txiriguano e Guarani Antigo têm *karaja (este não dá pra colocar no Proto)
Este item deu um conjunto de isoglossas bem interessante, dividindo os grupos amazônicos dos guaranis e mostrado maior proximidade das línguas da amazônia boliviana com as guarani. Ainda obtive alguns não cognatos em Suruí, Asurini do Xingu e Parintintin (ka?i uhu - macacão). 
* O Tupinambá tem também akyky, o que nos fez desconfiar se é uma subdivisão da espécie, ou se há um nome genérico.
 
Um abraço,
 
Augusto
 


Eduardo Ribeiro <kariri at gmail.com> escreveu:
Prezados,
 
Venho, mais uma vez, solicitar o auxílio dos colegas da lista (particularmente daqueles que trabalham com línguas da família Tupí-Guaraní) para esclarecer uma questão -- a da origem do etnônimo "Karajá". Em geral, lingüistas e etnógrafos que trabalham com os povos de língua Karajá (Xambioá, Javaé, Karajá do Sul e Karajá do Norte) concordam quanto à origem deste etnônimo: o termo "karajá" seria de origem [Tupi-]Guarani, referindo-se ao macaco guariba (ou bugio). (Os Karajá se auto-denominam iny [i'nã].)
 
Este termo tem uma distribuição razoavelmente ampla no Brasil Central; além de ser usado por outros povos indígenas, bem como pelos não-índios, para se referir aos Karajá, o termo é também usado para se referir aos Kayapó; assim, os Tapirapé chamam aos Karajá de [kãrã'txã] e aos Kayapó de [kãrãtxã'o] (literalmente, 'Karajá grande'); curiosamente, os Karajá também se referem aos Kayapó por um termo cognato deste, [krala'hu ~ karala'hu]. Este último termo -- sob a forma Gradaú ou Gradahú -- ocorre freqüentemente na literatura histórica do Centro-Oeste (trabalhos clássicos como os de Cunha Mattos e Silva e Sousa, por exemplo) como denominação de vários grupos étnicos pouco conhecidos (Ribeiro 2001). 
 
Acontece que o termo "Karajá" não parece ser encontrado, na acepção de 'guariba', em nenhuma das línguas de povos Tupí-Guarani com os quais tanto os Karajá, quanto os Kayapó, teriam estado em contato. Em Tapirapé, por exemplo, é usado exclusivamente como etnônimo (Walkíria Praça, c.p.). De fato, em um artigo esclarecedor, Aryon Rodrigues (vide referências abaixo) sugere que este termo para 'guariba' seria restrito às línguas Tupí-Guaraní dos subgrupos I (Guarani, etc.) e II (Sirionó, etc.).  Não ocorreria, assim, no subgrupo III, ao qual pertenciam o Tupinambá e o Tupi Austral, que deram origem às línguas gerais Amazônica e Paulista, respectivamente. 
 
Uma possibilidade que me ocorreu, inspirada pelo artigo de Rodrigues, é que o etnônimo "Karajá" teria sido, afinal, difundido através de falantes da Língua Geral Paulista -- os bandeirantes, que deixaram uma trilha de termos Tupí-Guaraní tanto na toponímia do Centro-Oeste, quanto no léxico de línguas indígenas da região, como o próprio Karajá (Ribeiro 2001) e o Boróro (Viana 2003). Tal hipótese fundamenta-se em um fato notável apontado por Rodrigues (p. 6): "Embora a língua dos Tupinambá e a dos Tupí sejam muito próximas, a dos últimos compartilha com II certas características que não se encontram em Tupinambá." 
 
Estou, assim, investigando a hipótese de que o termo "Karajá" teria de fato ocorrido em Tupí Austral (e, conseqüentemente, na Língua Geral Paulista), talvez por influência de línguas dos subgrupos I e II. Alguém poderia me sugerir evidências que ajudem a confirmar ou refutar esta hipótese? 
 
Desde já, muitíssimo obrigado por qualquer ajuda.
 
Abraços,
 
Eduardo
 
Referências:
 
Ribeiro, Eduardo Rivail. 2001. Empréstimos Tupí-Guaraní em Karajá. In Revista do Museu Antropológico, v. 5/6, pp. 75-100. Goiânia: Editora da UFG.
 
Rodrigues, Aryon. (sem data). Hipótese sobre as migrações dos três subconjuntos meridionais da família Tupí-Guaraní. Disponível em http://geocities.yahoo.com.br/lviz56/hipotese.pdf 
 
Viana, Adriana Soares. 2003. Sobre a língua Boróro. In Anais do II Encontro Nacional do GELCO, vol. 1, pp. 42-48. Disponível em http://gelco.crucial.com.br/volume1.pdf 
 
-- 
Eduardo Rivail Ribeiro
Museu Antropológico, Universidade Federal de Goiás 
Grupo de Pesquisa "Estudos Histórico-Comparativos Macro-Jê" 


----------------------------------------------
Colóquios Lingüísticos do Museu Antropológico
Participe! Para maiores informações, visite
http://geocities.com/coloquioslinguisticos
----------------------------------------------

Visite a página do grupo Etnolingüística. Submeta textos e idéias para discussão, sugira conexões que venham a ser do interesse dos membros do grupo, convide novos membros. Enfim, participe!

O uso dos recursos do grupo Etnolingüística baseia-se no reconhecimento e aceitação de suas diretrizes. Para conhecê-las, visite http://geocities.com/linguasindigenas/normas 


Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:PUBLICIDADE
var lrec_target="_blank";var lrec_URL=new Array();lrec_URL[1]="http://br.rd.yahoo.com/SIG=12fve7951/M=365837.7000707.7924794.2369893/D=brclubs/S=2137113448:HM/Y=BR/EXP=1126204717/A=2950750/R=0/id=flashurl/SIG=10tift5qr/*http://br.movies.yahoo.com/";var lrec_flashfile="http://br.i1.yimg.com/br.yimg.com/i/br/ads6/0901_lrec_cinema_calendario.swf?clickTAG=javascript:LRECopenWindow(1)";var lrec_altURL="http://br.rd.yahoo.com/SIG=12fve7951/M=365837.7000707.7924794.2369893/D=brclubs/S=2137113448:HM/Y=BR/EXP=1126204717/A=2950750/R=1/id=altimg/SIG=10tift5qr/*http://br.movies.yahoo.com/";var lrec_altimg="http://br.i1.yimg.com/br.yimg.com/i/br/ads6/0829_lrec_cinema_calendario.gif";var lrec_width=300;var lrec_height=250;

---------------------------------
Links do Yahoo! Grupos

   Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/etnolinguistica/
  
   Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
etnolinguistica-unsubscribe at yahoogrupos.com.br
  
   O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do Serviço do Yahoo!. 



		
---------------------------------
 Novo Yahoo! Messenger com voz: ligações, Yahoo! Avatars, novos emoticons e muito mais. Instale agora!
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20050917/b9140b49/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list