ORIGEM DA PALAVRA TUCUNAR =C9?=

Ana Kristina anakristina_1 at YAHOO.COM.BR
Fri Nov 24 21:29:29 UTC 2006

Oi,

  Eu perguntei a um amigo que é indigenista e vou transcrever o que ele me respondeu:

  Oi Ana,
  A palavra TUCUNARÉ é de origem TICUNA, uma das nações que mais tem contato com o branco na Amazônia.
  Tucunaré que dizer literalmente Olho no Rabo ou Rabo com olho. Eu não sei ainda. Mas é por aí. rs rs rs
  Não me leve a mal. Mas, é isso mesmo, por causa da mancha escura sobre o amarelo ouro na barbatana da calda.
  Tenha um bom final de semana.

  Não sei se esse é o único significado. Tem sempre uma lenda por trás de um nome indígena, mas acho que já dá pra começar, né?

  Um abraço,

  Ana Kristina

  Preciso descobrir (e fundamentar) a origem da palavra TUCUNARÉ, que é
um peixe da bacia Amazônica.
Alguém saberia responder ou indicar alguém que saiba?

Etnolinguistica.Org reúne links para diversos recursos online:
teses, periódicos, websites etc. Ajude-nos a mantê-los atualizados.

Leu no jornal? Viu na tevê? Divulgue na Etnolingüística!

O uso dos recursos do grupo Etnolingüística baseia-se no reconhecimento e aceitação de suas diretrizes. Para conhecê-las, visite http://geocities.com/linguasindigenas/normas
Links do Yahoo! Grupos

  Grupo de Apoio Coração e Espírito Indígena
  Uma porta aberta para o mundo apoiar um movimento de dignidade em favor do Povo da Terra.