matrinxão e timbó

Sidi Facundes sfacundes at GMAIL.COM
Mon Jan 22 23:15:46 UTC 2007

    Caros colegas,

    O termo /mamury/ e formas semelhantes são usados em algumas línguas
aruák e aruá para designar
'matrinxão/matrinxã/matrinchão/matrinchã/sábalo' (spp. brycon) (o meu
peixe favorito), classificado como um tipo de aracu.  Embora sem saber
ainda se dá p/ reconstruir ou não, algumas razões (presença em
diferentes línguas aruák, importância na dieta e cosmologia apurinã, e
toponímia regional) me fizeram crer tratar-se de um termo originado
dentro de aruák ou aruá.  Por isso fiquei surpreso ao ver que Dixon
(2004, p. 16) cita /mamori/ como um empr'estimo de L'ingua Geral,
aparentemente com base em Tastevin, 1910 e Stradelli 1929.  Estou
concluindo um artigo onde cito evid^encias de que /mamury '/e
provavelmente de origem aru'ak; contudo, n~ao tenho em m~aos
refer^encias sobre a L'ingua Geral (seja Nheengatu ou Tupinamb'a).
Assim pergunto se algu'em da lista sabe da presen at a (Desculpa... tenho
problemas no teclado) de forma assemelhada a mamury em li'nguas tupi' ou
de outras fami'lias.

    Uma segunda pergunta 'e sobre termos para 'timb'o' e 'tingui' (o
sumo extrai'do deles e' usado como veneno na pesca (exceto no caso dos
suruwaha' que tb/ usam-no p/ cometer suici'dio e ascender `a terra dos
kunaha' madei 'povo do tingui).  Em va'rias li'nguas aru'ak e arua' a
forma 'e kun~aa, kona, kunaha' ou algo assemelhado.  Imagino que seja
relacionada `a forma cunambi usada no portugu^es amaz^onico (Cunambi -
/lchthyothere cunabi/ Mart. (Compositae)).  Algue'm da lista sabe de
outras li'nguas que tenham formas assemelhadas?

  Respostas podem ser enviadas diretamente para mim ou para a lista,
como preferirem.

  Sauda@~oes,

  Sidi Facundes