Cur é 'porco': distribuição em Tupí-Guaraní

Victor Petrucci vicpetru at HOTMAIL.COM
Sat Aug 23 14:53:36 UTC 2008

Caro Eduardo e demais listeiros:

Não é grande contribuição mas quem sabe te ajude em algo:

Quanto ao kuré: tente partir do Guarani de Montoya: curé --> kuré
  referia-se ao porco doméstico e também ao restolho da farinha peneirada;
  a parte grossa que era descartada. Quem sabe seria o bicho que come tal
  descarte. Fica assim, na área sul a referência mais antiga como vc mesmo
  afirma.

Na minha pesquisa atual kure além de aparecer
  no Guarani Mbya (Dooley) e no Tupinambá (como uma indicação de ser termo
  dialetal que infelizmeente não anotei a fonte exata), aparece também no Guajajara do Maranhão como kôré (O Gjj também
  tem o termo tajahu para o taiaçu).

Duas raizes são predominantes em
  TG: *taja-chu reconhecido por Rodrigues e outros, ocorrendo em
  muitas línguas.

Essa raiz é composta por *taje- + *-achu
  'grande'

 Asurini
  Tocantins tashahoa (N: porco do mato, taiaçu)
 Asurini Xingu tajaho
  (N: porco do mato, taiaçu)
 Avá Canoeiro tara xú (N: porco do mato,
  taiaçu)
 Guajá tjahu (N: porcão)
 Guajajara tajahu (N: porco
  do mato, taiaçu; cf. hu grande)
 Guajajara tayahorâne (N: porco; cf.
  -rana parecido)
 GnM tajac&u (N: porco do mato,
  taiaçu)
 Kamaiurá tajau (N: porco do mato, taiaçu)
 Kayabi
  tajau, tayao (N: porco do mato, taiaçu)
 Ñeengatu tayasu (N: porco do
  mato, taiaçu)
 Surui Paiter tasahu (N: porco do mato,
  taiaçu)
 Takuñape taz&uz (N: porco do mato,
  taiaçu)
 Tapirapé tãxão (N: porco queixada)  Obs.: -x- <
  *-j-
 Tapirapé tãxãwãja (N: porco doméstico)  Obs.: -x- <
  *-j-
 Tupinambá taîasu (N: porco do mato, taiaçu)
 Tupinambá
  taîasu goaya (N: porco do mato, taiaçu)
 Tupinambá *taîasutyba (N:
  bando de taiaçus; topônimo Taiaçutuba (Am); cf. -tyb- < *tib
  coletivo)
 Urubu Ka'apor tajahu (N: porco do mato,
  taiaçu)
 Waiampi taijau (N: porco do mato, taiaçu)
 Zo'é
  tajahú (N: porcão, taiaçu)

Esta raiz ocorre tb. em línguas T.

Uma segunda raiz é aquela existente no tronco Tupi: PTG *kwanu e PT **kwano (k- labializado) que constatei ocorrer
  em:
TG: Surui do Tocantins e no Tupinambá,
e nas
  línguas Tupi onde ocorre no Sateré Mawé e no Tupari

Há outras
  possíveis raizes diferentes que, se vc se interessar, eu te mando.

Um
  abraço

Victor A. Petrucci
Campinas - Brasil
Visite meu site / Visit my site / Visite mi sitio http://geocities.com/indianlanguages_2000
530 línguas indígenas / lenguas indígenas / indigenous languages
28.000 palavras / palabras / words