Res: [etnolinguistica] Fontes sobre a l íngua Dzubukuá

José Márcio Correia de Queiroz queirofelix at YAHOO.COM.BR
Sat Jun 13 14:22:23 UTC 2009

Cara, Ilklênia, tudo bem!?

Sou José Márcio Correia de Queiroz e atualmente estou no Doutorado da UFPB. Continuo  a estudar o Dzubukuá (tema da minha tese), a partir de fontes que já estão disponíveis na biblioteca virtual niamdeju, mantida pelos próprios pesquisadores que participam do grupo "etnolinguística". As fontes estão disponíveis no endereço:

http://groups.google.com/group/etnolinguistica/web/bibliokariri

Acredito que o resgate de uma língua extinta é válido  para propósitos acadêmicos e para resgate de raízes e conscientização históricas; e, claro, também por uma questão de apoio simbólico à luta dos índios pela conservação de suas crenças e organização sociocultural. E é por estes propósitos que continuo a estudar o Dzubukuá. No entanto, o resgate de uma língua extinta para introduzi-la novamente à vida de um povo, seria como impor uma língua estranha e artificial, uma vez que já não pertence mais ao seio significativo, cultural e socioantropológico das manifestações e da vida da comunidade atual. Como também muitos de seus elementos funcionais e semânticos se perderam ao longo do tempo.  E a escrita, neste contexto, mesmo servindo como fonte e base estratégica de análise, ainda deixa lacunas ainda insolúveis para o pesquisador contemporâneo. O importante, ao meu ver, seria estudos culturais que valorizassem e
 preservassem a cultura e a língua ainda viva na comunidade dos Kiriri ou Kipeá da Bahia.

De qualquer forma, deixo aqui minha atenção e apoio, na medida do possível, a qualquer orientação que precisar no âmbito acadêmico, histórico e descritivo-linguístico do Dzubukuá.

Atenciosamente,

José Márcio Correia de Queiroz

________________________________
De: Ilklênia Campos <ilkabrida at hotmail.com>
Para: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br
Enviadas: Sexta-feira, 12 de Junho de 2009 21:33:48
Assunto: [etnolinguistica] Fontes sobre a língua Dzubukuá

Ilclênia índia Tuxá
Sou índia da tribo Tuxá Banzaê sou graduada em LETRAS e faço parte da nova turma do Curso de Licenciatura Intercultural em Educação Indígena UNEB Campus VIII em Paulo Afonso- BA estou precisando urgentemente de alguma informação a respeito da língua do meu povo Língua Dzubukuá, pois ninguém mais a fala, e o único material que tenho é a Dissertação de José Márcio Correia de Queroz apresentada a pós Graduação de Letras da UFPE Departamento de Letras/ Centro de Artes e Comunicação. O meu objetivo após reunir o material é formar um grupo de estudo com índios Tuxá de todas as tribos Tuxá que estão espalhadas, índios Tumbalalá que falava a mesma língua e com estudiosos da Língua que se interessem no Projeto  para estudarmos profundamente esta língua e depois implantá-la nas tribos Tuxá e  Tumbalalá.

http://br.maisbuscados.yahoo.com