Solicitando informa ções

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Sat Mar 13 06:08:55 UTC 2010

Cara Maísa,

A mensagem da Flávia me fez lembrar de uma outra possível sugestão de leitura -- um pequeno texto que escrevi em 2003 sugerindo uma hipótese sobre a origem da "ergatividade" em línguas Jê Setentrionais:

http://www.wado.us/paper:ergatividade

Já me intrigava então o fato de que as análises que eu havia visto sobre a chamada ergatividade nestas línguas pareciam ignorar um fato evidente: que tal alinhamento era, simplesmente, uma conseqüência do caráter nominal das construções envolvidas -- já que as mesmas envolvem as chamadas "formas longas" dos verbos, que são, afinal, nomes.

Assim, a situação em Jê Setentrional seria idêntica, em princípio, ao que se vê no latim e no inglês (cuja nominalizações também seguem um padrão absolutivo), como descritos, respectivamente, em dois textos clássicos: o artigo sobre o genitivo latino, de Benveniste; e "Remarks on Nominalization", de Chomsky.

Talvez haja alguma utilidade em consultar este textinho -- pelo menos pelas referências a estes dois textos fundamentais e a um terceiro, importante para o assunto em questão: um artigo de Ludoviko dos Santos propondo (pela primeira vez?) que os tais verbos longos seriam, de fato, formas nominais.

Como no caso do Karajá -- em que um "split" ativo-estativo foi proposto com base no comportamento de descritivos, que são, na verdade, nomes --, este assunto demonstra a importância de se estabelecer bem critérios para distinguir nomes de verbos, papéis semânticos e gramaticais, etc., antes de se partir para a análise de sistemas de alinhamento. Do contrário, corre-se o risco de se fazer "translation-based linguistic analysis".

Abraços,

Eduardo

--- Em etnolinguistica at yahoogrupos.com.br,  Flávia de Castro Alves <pahno at ...> escreveu