'Ler' em l ínguas antes ágrafas

Eduardo Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Thu Apr 28 19:03:59 UTC 2011

Prezados,

Uma curiosidade: como se diz "ler" nas línguas indígenas com as quais
vocês trabalham?  Em geral, para "escrever" tenho visto uma tendência
a se usar algo cujo significado antes da adoção da escrita era
basicamente 'desenhar' (por exemplo, Karajá riti, que se refere
especialmente a padrões gráficos geométricos, do tipo que se pinta em
esteiras, etc.).  Para "ler", no entanto, a construção em Karajá é em
princípio menos transparente:  a coisa lida é marcada com a posposição
instrumental =di e o verbo usado significa, basicamente, 'caminhar'
(ou seja, "eu caminho com o livro" = "eu leio").  Antes de atribuir
isto a um simples caso de homonímia, gostaria de saber se alguém
conheceria exemplos parecidos em outras línguas.

Desde já, muito obrigado por quaisquer respostas.