'Ler' em l ínguas antes ágrafas

Wolf Dietrich dietriw at UNI-MUENSTER.DE
Fri Apr 29 16:41:53 UTC 2011

Caro Eudardo,

'Ler' em mais algumas línguas da família tupi-guarani:

Guaraní do Chaco (chiriguano): a-mongéta 'conversar'
Asurini do Tocantins: a-mongetá
Guarayo (material de 1930): a-kwachiar-mongéta 'fazer falar o papel'
Yuki: a-chacha, que é provavelmente a-icha-icha 'procurar intensamente'
Wayampi: a-papa 'contar'
Aché: bua'â ou buâ'â (com /a/ nasal) 'procurar, tentar, provar, ler', que
corresponde a tupinambá mbu-- + a-(s)a'ang 'provar, procurar, ler'.

Abraços,
Wolf