Tupinambis e o ti ú

Eduardo Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Tue Feb 21 20:16:46 UTC 2012

Prezados,

Aproveitando o conhecimento de Tupi Antigo (e de latim) dos colegas,
gostaria de tentar esclarecer uma dúvida que tenho desde que li o
"Historia naturalis Brasiliae"
(http://biblio.etnolinguistica.org/marcgrave-1648-historia). O nome
científico do tiú (que muita gente estudada chama de "teiú"),
Tupinambis (http://pt.wikipedia.org/wiki/Teju), não teria resultado de
um equívoco de interpretação do texto latino? Uma confusão entre
metalinguagem e a própria? Eu vejo que a palavra "Tupinambis" ocorre
várias vezes no texto, com o sentido de "em Tupinambá", também na
descrição de outras criaturas.

No caso desse lagartão saboroso, o texto
(http://www.wado.us/pic:tupinambis) diz:

"TEIVGVACV & Temapara Tupinambis: Lacertus egregius: corporis figura,
capitis, oculorum, oris, pedum, caudae, convenit cum Senembij in hoc
autem differt."

 "Teiú-guaçú" significa, naturalmente, 'lagartão'. "Tupinambis", no
contexto acima, não  é, claro, o nome do animal, sendo um termo
metalingüístico como "Brasiliensibus", "Lusitanis", "Belgis".

Obrigado, desde já, por qualquer informação.

Eduardo Rivail Ribeiro, lingüista
http://wado.us