Tupinambis e o ti ú

Wolf Dietrich dietriw at UNI-MUENSTER.DE
Wed Feb 22 19:56:23 UTC 2012

Caro Eduardo,

acho que você tem razão. o "Tupinambis", tão paralelo a "Brasiliensibus",
"Lusitanis", etc., significa 'para os Tupinambá [o nome é] TEIVGVACV'. É um
dativo, por isso o significado não é 'em Tupinambá', mas 'para os Tupinambá',
como 'para os brasileiros', 'para os portugueses'.  Com certeza, Tupinambis
não pode ser o nome do tiú em Tupinambá. Trata-se, evidentemente, de um
equívoco de interpretação do texto latim.

Abraços,

Wolf