'n ão-indígenas' em karajá e parakanã

Eliane Camargo camargo at VJF.CNRS.FR
Tue Feb 4 11:33:48 UTC 2014

> em kaxinawa: nawa
Em caxinaua como nas linguas panos que temem sua cosmologia a onipresença
do inca/inka que é designado por nauá/nawa, o de fora, o estrangeiro é
hoje designado por este termo, "nawa". Ou seja, é um indio outro, un
alter, aquele que tem acesso a ao metal (mane), a uma certa tecnologia,
assim por extensão semântica, o 'Branco", o Outro, com seu metal (terçado,
machado, dentes de ouro, panelas de aluminio) são nauás.
Mas, como o perspectivismo sociolinguistico funciona nesses grupos, para
nós essa gente diferente é nauá, ou seja para mim o caxinaua é nauá por
ser Outro, diferente de mim.

> em macuxi: kraiwa'   (caribe, e provém de kalaiwa - karai, talvez
emprestimo do nhengatu... por sinal o nhengatu parece ter sido muito
usado nas guianas tb, em missoes na regiao do baixo amazonas -- Almeirim
e mesmo em Macapa)