'n ão-indígenas' em karajá e parakanã

ana Bruno acbruno at HOTMAIL.COM
Wed Feb 5 13:06:15 UTC 2014

Em Waimiri atroari (karib)

A expressão usada para 'não indígena" é <Kaminja>

Ana Carla

From: camargo at vjf.cnrs.fr
To: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br
Date: Tue, 4 Feb 2014 12:33:48 +0100
Subject: Re: [etnolinguistica] 'não-indígenas' em karajá e parakanã

> em kaxinawa: nawa

Em caxinaua como nas linguas panos que temem sua cosmologia a onipresença

do inca/inka que é designado por nauá/nawa, o de fora, o estrangeiro é

hoje designado por este termo, "nawa". Ou seja, é um indio outro, un

alter, aquele que tem acesso a ao metal (mane), a uma certa tecnologia,

assim por extensão semântica, o 'Branco", o Outro, com seu metal (terçado,

machado, dentes de ouro, panelas de aluminio) são nauás.

Mas, como o perspectivismo sociolinguistico funciona nesses grupos, para

nós essa gente diferente é nauá, ou seja para mim o caxinaua é nauá por

ser Outro, diferente de mim.

> em macuxi: kraiwa'   (caribe, e provém de kalaiwa - karai, talvez

emprestimo do nhengatu... por sinal o nhengatu parece ter sido muito

usado nas guianas tb, em missoes na regiao do baixo amazonas -- Almeirim

e mesmo em Macapa)