=?x-user-defined?Q?Re:_=5Betnolinguistica=5D_Sobre_o_'marcador_de_posse_a?= =?x-user-defined?Q?lien=E1vel'_em_J=EA?=

Eduardo Rivail Ribeiro erribeir at MIDWAY.UCHICAGO.EDU
Mon Jan 20 05:16:44 UTC 2003

Caro Andrés,
Muito obrigado por suas respostas!  Escrevo depois com mais tempo.
Viajo amanhã cedo, volto depois de amanhã à noite. Sem e-mail durante este ínterim.
Por enquanto, só alguns comentários:

> nhinget (avo ou tio cruzado classificatorio), ja que "nget" e
> "(homem) velho", nhingej (avo ou tia cruzada), idem

Uau! Extremamente semelhante ao que ocorre em Kariri, com o prefixo u- ('u- + homem velho' > 'marido', 'u- + mulher velha > esposa').

> No entanto, esta func,ao de nhi- nao e sistematica, e
> e uma func,ao que outros prefixos dentre os que mencionei tambem cumprem.

De fato, parece que este morfema (e seus cognatos) tendem mesmo a ser menos comuns que õ  e seus cognatos.
Em Panará, Luciana Dourado diz que o cognato de in é menos comum, e ocorre principalmente na fala dos mais idosos.
Pelo visto, in é muito mais antigo (em sua função de alienador) do que õ, já que in tem prováveis cognatos também em Tupi.
Õ, neste caso, seria uma inovação mais recente do Macro-Jê (ou de algumas famílias do tronco).

[Aliás, algo que gostaria de ter perguntado (e acabei me esquecendo) aos colegas que estudam línguas Akwen. Haveria quaisquer indícios da ocorrência de õ nessas línguas?]

Continuemos o bate-papo.
Mais uma vez, muito obrigado.
Abraço,